Na ordem de trabalhos constava a apresentação do projecto pastoral, tendo como objectivo geral: “viver e reavivar o Evangelho da família” que se concretiza noutros mais específicos: “consolidar e dinamizar as Equipas Arciprestais e os Movimentos” através da formação e comunicação entre todos. Neste ano dedicado à família, no programa pastoral destacaram-se as seguintes actividades: Curso de “Pastoral Familiar segundo o Papa Francisco” a realizar em modalidade presencial e online, às quartas-feiras de 15 de dezembro a 16 de fevereiro, com a orientação do Instituto Católico; o Laboratório da Família, de 19 a 20 de março, elaborado para reavivar a consciência e responsabilidade da vocação matrimonial; a realização do X Encontro Mundial das Famílias que se realizará em cada diocese, de 19 a 26 de junho.
Pediu-se às várias equipas e movimentos para retomarem as actividades e para enviar o seu projecto e calendário pastoral até ao dia 15 de dezembro. De referir que aquando da chegada de D. João Lavrador se dará a conhecer ao novo Bispo as várias actividades e projecto em curso, pedindo-lhe a nomeação das equipas arciprestais de modo a sentirem-se mais comprometidas com a missão da evangelização das famílias.
Do diálogo entre todos os presentes, vindos de quase todos os arciprestados da diocese, nasceu a necessidade de uma calendarização conjunta mais cedo, de um compromisso local na preparação do casamento dos noivos e acompanhamento nos primeiros anos de matrimónio, um maior compromisso e responsabilidade dos leigos neste serviço eclesial. Também se deram várias sugestões acerca do X Encontro Mundial das Famílias, que se concluirá com o IV Viana em Família (26 de junho).
No final do encontro, onde participou ainda o Administrador Diocesano, Mons. Sebastião Pires Ferreira, que dirigiu umas palavras de encorajamento e estímulo, fez-se a apresentação do logotipo da X Encontro Mundial que será entregue a cada uma das 291 paróquias da diocese, como sinal de caminhada sinodal e participação activa de todos.