Graças ao avanço do plano de desconfinamento, já foi possível realizar todas as celebrações da Semana Santa e Domingo de Páscoa com a presença de fiéis na igreja em que está convertido o Salão de Festas do Centro Paroquial, (devido a obras a decorrer na igreja paroquial), embora com um número limitado de pessoas pela necessidade de cumprir as restrições impostas pela DGS, o que limita a uma lotação a rondar os 120 lugares.
Tudo foi solenemente realizado cumprindo todas as regras, que, no entanto, impediram a realização do tradicional “Lava-pés” em Quinta-feira Santa e o beijar da Cruz na Adoração da Cruz, em Sexta-feira Santa e Domingo de Páscoa, sendo esse gesto substituído por uma inclinação individual «acentuada» ao passar em frente à Cruz.
Seguindo o que foi praticado no ano 2020, em que o confinamento total impediu a realização de qualquer celebração presencial, uma das manifestações da Páscoa 2021 foi a colocação, no exterior de muitas casas da Paróquia, de uma Cruz, símbolo da Paixão de Cristo, sendo enfeitada em Domingo de Páscoa para assinalar a Ressurreição de Cristo, e que se irá manter enquanto durar o “Tempo Pascal”.
Outra dessas manifestações foi a colocação da imagem de Cristo Ressuscitado e uma mensagem de Páscoa do nosso Pároco, Mons. Vilar, no frontal da igreja paroquial.
De referir que a limitação de fiéis na igreja foi compensada pela transmissão de todas as celebrações pascais, através da Internet – Facebook da Paróquia de Meadela, o que, aliás, se vai manter enquanto durarem as restrições impostas pela pandemia, que limitam o número de fiéis presencialmente na igreja.
Refira-se, ainda, a assídua presença de fiéis em todas as celebrações pascais e nas Eucaristias dominicais, uma atitude que demonstra bem o valor que os fiéis dão às celebrações presencias na vivência da sua fé.