A nova Casa Mortuária irá situar-se nos terrenos do Horto Municipal, na Av. Capitão Gaspar de Castro, em Viana do Castelo, aproveitando a proximidade ao Cemitério existente e o seu enquadramento com a área ajardinada envolvente. A construção proposta, com uma área bruta de 560 m2, agrega dois volumes, um mais baixo que se constitui como área de circulação e de ligação entre os diferentes espaços, visualmente aberto para a área ajardinada, e o volume mais alto que integra as quatro salas mortuárias, mais fechadas para o exterior e com iluminação natural. A galeria, que dá acesso às salas mortuárias, salas de família, sala de apoio e áreas sanitárias, faz a comunicação entre os vários espaços exteriores, desde a área de acesso automóvel – com entrada pela Av. Capitão Gaspar de Castro –, área ajardinada correspondente ao atual jardim do Horto Municipal, até ao arruamento pedonal criado a poente e que faz a ligação ao Largo da Igreja do Convento da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja de Santo António e galeria de acesso ao Cemitério Municipal.
As salas mortuárias, que se distribuem ao longo da galeria, correspondem a quatro espaços autónomos e foram projetadas para oferecer uma certa polivalência, podendo dois dos espaços constituir uma única área com maior capacidade – duplicação de área – após abertura da parede, que é constituída por painéis acústicos. Cada sala mortuária tem um espaço específico para o féretro que poderá ser fechado por painéis de vidro, constituindo um espaço ventilado e arrefecido, separado do restante espaço, mas perfeitamente visível.
Foram criadas duas salas reservadas para apoio às famílias, com banca, armário e lava-loiças, podendo ter uma área de estar com sofás. A partir do hall, encontram-se os sanitários femininos, masculinos e um comum para pessoas com mobilidade reduzida. Há, ainda, uma sala de apoio, com uma instalação sanitária privada. O espaço exterior será remodelado, propondo-se na área ajardinada manter os circuitos pedonais estruturados.