De acordo com os participantes, a manifestação de “alegria e contentamento pelo reencontro” é “evidente”. O objetivo é a “partilha de vivências e reflexão” há muito arredadas presencialmente, devido à pandemia.
Este encontro foi coordenado pela Presidente do Secretariado Diocesano, Conceição Ponte, e contou com a participação do Pe. José Torres Lima, assistente espiritual do MCC, e vários sacerdotes cursilhistas.
A proclamação e reflexão do Evangelho «do dia de S. José – 19 de março» esteve a cargo do Pe. Eugénio Freitas da Silva, seguido de várias partilhas pelos cursilhistas presentes.
A ultreia diocesana ficou marcada pela apresentação da Carta Apostólica do Papa Francisco “PATRIS CORDE” – Com Coração de Pai”. O Pe. Paulo Emanuel repassou cada um dos sete capítulos da carta e destacou os seus pontos principais, começando por caraterizar S. José como “Homem Justo, simples e presente, que se colocou inteiramente ao serviço de quem amava, a esposa, guiando-se pela Palavra de Deus e não pelos preconceitos dos homens”.
O Pe. Paulo Emanuel concluiu a apresentação da Carta Apostólica com a referência à piedade popular a S. José, que tem uma expressão forte no dia 19 de março, «Dia de S. José», mas que se manifesta ao longo de todo o ano.
O MCC vai continuar a reunir-se todas as segundas feiras às 21h15, via Zoom, até que as condições da pandemia permitam o seu retorno presencial.