Para colmatar esse vazio, e considerando que os Centros de Ultreia nas Paróquias também têm estado inativos devido à pandemia, o Secretariado Diocesano tem vindo a realizar uma Ultreia semanal de âmbito diocesano pelas 21h15, em que todos os Cursilhistas podem participar via plataforma Zoom, pelo link que tem sido distribuído. Desta forma, o Secretariado tem procurado fazer chegar a iniciativa ao maior número possível de Cursilhistas através dos seus delegados de Paróquia.
Estas Ultreias têm procurado, para além de ser um tempo de reflexão do Evangelho de cada Domingo e do contributo dos Cursilhistas para essa reflexão, refletir sobre um tema que se enquadre no tempo litúrgico que a Igreja Universal está a viver.
Na Ultreia do passado dia 17 de maio, depois da reflexão e partilha sobre o Evangelho de S. João para o Domingo do Pentecostes (Jo 20,19-23), o tema da Ultreia desenvolveu-se sobre o documento do Papa Francisco “Somos páginas abertas à caligrafia do fogo”. No documento, o Papa termina com as seguintes palavras: “Espírito Santo, eu não sei como é o Teu rosto – não o conhecemos –, mas sei que Tu és a força, que Tu és a luz, que Tu és capaz de fazer-me andar para a frente e ensinar-me como orar. Vem, Espírito Santo». Uma bela oração, esta: «Vem, Espírito Santo»”.
Para participar nas Ultreias: https://us02web.zoom.us/j/83507597576?pwd=UzJvYzVkVGVxcm5PRnYydGRBRU1uUT09
Pode também ter acesso através da aplicação Zoom, previamente instalada no computador ou telemóvel, e usar: ID da reunião: 835 0759 7576; Senha: decolores.