Numa nota enviada ao Notícias de Viana, a organização explicou que a iniciativa tem como objetivo “proporcionar aos acólitos um dia de celebração da fé, de convívio e de formação, assim como estreitar laços de amizade e consciencialização para uma maior sensibilidade de pertença a esta Igreja Diocesana” e, ainda, “fomentar a criação de grupos de Acólitos nas comunidades onde ainda não existem”.
O acolhimento acontece às 10h00 e às 10h45 realiza-se a oração inicial. Já às 11h30, inicia-se um tempo de formação e, das 12h30 às 14h00, há intervalo para o almoço.
Os trabalhos da tarde começarão com atividades lúdicas no parque das Caldas e, às 16h30, prepara-se a Eucaristia que terá lugar às 17h00.
A edição 2019 do Encontro Diocesano de Acólitos termina-se, cerca das 18h00, com a foto de grupo.
Os acólitos devem inscrever-se no link disponibilizado nas páginas do Departamento Diocesano de Acólitos ou do Secretariado Diocesano de Liturgia, assim como em outras particulares que já circulam no facebook.
A organização adiantou ainda que os acólitos “devem levar alva e cíngulo e a respetiva alimentação para o dia, podendo fazer-se “acompanhar por familiares ou amigos”.
Nos últimos dez anos, o Departamento Diocesano de Acólitos teve a preocupação de realizar o dia diocesano do Acólito em cada um dos dez arciprestados, tendo-se realizado duas vezes em Viana do Castelo por motivo de, no Ano da Misericórdia, se integrar na celebração jubilar com o ritual da Porta Santa.
Vila Nova de Cerveira é o último arciprestado a receber o encontro, mas como para o ano é um Ano Mariano, o encontro acontecerá no Santuário da Senhora da Peneda no dia 4 de julho.