Em comunicado, a Câmara Municipal de Monção explicou que o programa foi preparado por uma comissão de jovens com o apoio da paróquia local. “Sendo uma das festividades mais acarinhadas pela comunidade monçanense, engloba diversas atividades religiosas e culturais”, acrescenta a nota.
No sábado à noite, a partir das 21h00, celebra-se a missa solene na Igreja da Misericórdia, seguida de procissão de velas pelas principais artérias da vila com a imagem de Nossa Senhora da Rosa a ser transportada por jovens.
A partir das 24h00, inicia-se a ornamentação das ruas do centro histórico pelos respetivos moradores. A tarefa prolonga-se até de madrugada, aliando-se o trabalho dos residentes ao convívio e aos comentários de quem passa.
De manhã, as ruas “acordam” enfeitadas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores com criativos desenhos geométricos e diversos motivos religiosos. Já a partir das 16h30, realiza-se a missa solene na Igreja Matriz seguida da bênção, distribuição de rosas e procissão pelo centro histórico.
Como é habitual, o Largo de Camões vai ser “ornamentado” por dezena e meia de elementos da associação de Ponteareas, localidade galega que dista sensivelmente 15 quilómetros de Monção.
A amabilidade de “nuestros hermanos” será retribuída na Festa do Corpus Christi com uma comitiva de trabalhadores locais a fazer trabalho semelhante numa rua do casco urbano de Ponteareas.