A inspiração, explica o designer gráfico, veio “como uma vontade de combater a pandemia” com “as armas” que tem: criatividade e ideias. Preparou um cartaz com fundo branco, para representar a luz que faltou a todos em 2020, simbolizando ainda as memórias congeladas no tempo dos vários momentos da festa, mas encarnando “a esperança, a serenidade, mas também a confiança no futuro”. “Consistiu na desconstrução dos momentos que eu queria parar no tempo, e dos contrastes entre a cor e a alegria da nossa Romaria e do traje da mordoma, com o preto e branco das nossas memórias em relação a Romarias e festas passadas. Queria tentar ter no cartaz tudo o que nos vem à cabeça quando pensamos na nossa Romaria, mas sem que com isso o cartaz ficasse muito pesado, e de difícil leitura”, explicou Renato Ferreira.
A Romaria D’Agonia vai decorrer entre os dias 19 e 22 de agosto de acordo com um programa que inclui momentos online e eventos com público, nomeadamente, as Eucaristias, a Festa do Traje, o Festival de Folclore ou os concertos da Orquestra Sopro de Cordas de Outeiro, Canário e Amigos e Sons do Minho.
A previsão é que os espetáculos no Centro Cultural tenham entrada gratuita e limitação de lugares, o que obrigará ao levantamento de bilhete, a disponibilizar no próprio dia.
De acordo com o programa apresentado pela VianaFestas e pela Comissão de Festas, depois do interregno em 2020 devido à pandemia, a Feira de Artesanato, que habitualmente marca o início da Romaria, volta a realizar-se ao vivo, no Jardim Público, de 07 a 22 de agosto, este ano apenas com artesãos do Concelho, mas com limitação do número de pessoas em permanência simultânea no recinto.
