Com este cancelamento, as festas ficam essencialmente confinados à parte religiosa, com a diferença de que é lançado ‘fogo de dia’ a anunciar os momentos mais importantes das Festas: a Eucaristia Solene no dia 01 de agosto.
24 de julho Dia Litúrgico da Padroeira Santa Cristina
Ás 9h00, os meadelenses foram acordados com os morteiros da tradicional alvorada no dia 24 de julho, a anunciar o dia Litúrgico da Padroeira da Meadela, Santa Cristina. Anunciando a Solene celebração, pelas 18h30 foi queimada considerável quantidade de fogo; iniciando-se de imediato a celebração da Eucaristia Solene em louvor Santa Cristina., presidida pelo Pároco Monsenhor Manuel Vilar, em que marcaram presença os membros da Comissão de Festas da Meadela e muitos devotos de Santa Cristina que enchiam por completo ‘com a lotação possível esgotada’.
Na homilia, Monsenhor Vilar, referiu-se ao cancelamento dos Colóquios e Encontro de Folclore devido ao recolher obrigatório, mas que se celebrará Santa Cristina “com a mesma fé e devoção, honrando os antepassados”.
Programa revisto
– No dia 31 de julho (sábado): Grupo de bombos a percorrer a freguesia «fazendo festa», a partir da 9h00.
– No dia a 01 de agosto (domingo): Ás 10h30 será celebrada a Missa Solene em louvor de Santa Cristina, Padroeira da Meadela, que será presidida pelo Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar e, como habitual, assistirão os membros da Comissão de Festas, entidades oficiais convidadas e devotos de Santa Cristina. A Eucaristia será ainda transmitida via internet pela Viana TV e pelo facebook da Paróquia da Meadela, permitindo assim que todos os ausentes e em especial os emigrantes possam assistir à Missa Solene das festas da sua terra.
Tal como no ano anterior, mesmo não havendo Procissão, a imagem de Santa Cristina, estará no seu andor nos dias da Festas para veneração dos seus devotos.
Com início no dia da padroeira, 24 de julho e nos dias de Festa a Igreja Paroquial encontra-se feericamente iluminada, sendo que a Igreja estará aberta nos dias de Festa até ás 22h00 para receber a visita daqueles que o queiram, para apreciar a decoração floral da Igreja e naturalmente o andor com a imagem de Santa Cristina.
– Dia 08 de agosto: Ás 10h00será celebrada na Igreja Paroquial uma Eucaristia em sufrágio de todos os que serviram na Comissão de Festas e já faleceram.
Finda a Eucaristia a Comissão de Festas, acompanhada do Pároco Monsenhor Vilar irá em romagem ao cemitério, onde será feita uma pequena celebração Litúrgica e colocada uma coroa da flores no túmulo ali existente.
