Os dez santos e invocações celebradas mais frequentemente eram, por ordem decrescente, St. António, S. Sebastião, Nª Sra. da Conceição, Nª Sra. de Fátima, Santíssimo Sacramento, S. João, Coração de Jesus, Nª Sra. do Rosário, Espírito Santo e S. Pedro.
S. Sebastião é festejado em 282 Paróquias.
… também em Azevedo
A festa grande do inverno, na Paróquia de S. Miguel de Azevedo, é dedicada a S. Sebastião.
A avenida grande de Azevedo porta o nome do Padroeiro, S, Miguel. No entanto, a avenida que entronca nesta e vai em direção à igreja paroquial, construída há mais de 5 séculos, tem o nome de Avenida de S. Sebastião. É por “S. Sebastião” que passam todas as pessoas que vão à igreja. Assim sendo, este Mártir Grandioso não podia passar sem que Azevedo lhe dedicasse uma bela festividade.
… o defensor contra a peste, a fome e a guerra
No dia 20 de janeiro, dia da Memória do Mártir, celebrou-se, na igreja paroquial de S. Miguel de Azevedo, a Eucaristia em honra do Advogado contra a fome, a peste e a guerra.
No entanto, ao contrário do que estava planeado, não foi possível celebrar a Missa festiva e o sermão no Domingo seguinte, pois as celebrações públicas foram suspensas. As igrejas só foram “abertas” depois, na Quaresma, que não é tempo propício para festas. Neste sentido, a comunidade revolveu que este ano de peste seria imprescindível honrar S. Sebastião com uma celebração, segundo as possibilidades em tempo de pandemia. Foi, então, escolhido o último Domingo de abril, o IV da Páscoa, Dia do Bom Pastor e Jornada Mundial de Oração pelas Vocações.