O festival envolve, como é hábito, os grupos de Viana do Castelo, em galas a realizar em locais emblemáticos da cidade, como a Praça da República e o Centro Cultural de Viana do Castelo, para além de desfiles pela cidade.
O programa de 2019 incluí o “Viana Sensorial, com exibições de dança em diferentes locais, uma mostra de produtos gastronómicos pelos grupos convidados e exposição dos trajes internacionais.
Ao longo da semana, realizar-se-ão seis galas com entrada livre. A gala de encerramento realiza-se no dia 21 de julho, pelas 22:00, na Praça da República.
Da comissão executiva da edição de 2019 fazem parte a Ronda Típica de Carreço, o Grupo Etnofolclórico “Renascer” de Areosa, o Grupo Folclórico de Viana do Castelo, o Rancho Folclórico do Centro Desportivo e Cultural de Outeiro e o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.
O evento conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Fundação INATEL, da Associação Mutualista Montepio e o do Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais (CIOFF).