O Encontro Arciprestal segue com um momento “mais mexido”, pelas 15h03, que visa “derrubar barreiras sociais, de modo a que os jovens possam peregrinar em conjunto”.
Já pelas 15h23 começa o momento “mais exigente e formativo”. Segundo a organização, os adolescentes e jovens visitarão 15 pontos diferentes na vila, onde conhecerão as várias Jornadas Mundiais da Juventude que percorreram vários países e que, em 2023, decorrerá em Lisboa
A partir das 17h23, a reunião far-se-á na Igreja da Senhora da Bonança, onde decorrerá o ensaio dos cânticos para a celebração da Eucaristia Vespertina e também a aprendizagem do hino da Jornada Mundial da Juventude 2023 – Lisboa, com as suas dinâmicas e coreografia.
Às 18h00, ao som da consagrada música das jmj “Jesus Christ, you are my life”, inicia a celebração da Eucaristia da Solenidade Litúrgica de Cristo Rei e Senhor do Universo, na Igreja de Nossa Senhora da Bonança. “Nela estão convidados a participar os representantes de todas as Paróquias do Arciprestado de Caminha”, acrescenta a organização.
A organização salienta ainda que o encontro não terminará com a chegada dos participantes aos seus lares porque “será nas suas comunidades que deverão continuar a viver o XXII Viana Jovem: nas Paróquias, nos Movimentos, nos Grupos de Jovens, nos Centros de Catequese de que fazem parte. Levam consigo o apelo que ecoará desde Vila Praia de Âncora: “Levanta-te! Testemunha na tua Paróquia!”.
O Dia Diocesano da Juventude será celebrado em todos os Arciprestados da Diocese de Viana do Castelo no fim-de-semana 20 e 21 de novembro sob o mote “Levanta-te e Testemunha”. A iniciativa visa “revitalizar a Pastoral Juvenil nos Arciprestados, passando por formar grupos de jovens, congregar os jovens, desafiá-los à missão e torná-los protagonistas”.
O guião com a atividade de formação e cânticos está disponível nas páginas das redes sociais das Paróquias do arciprestado caminhense para que todos, mesmo os que não podem estar presentes, tenham acesso a este encontro.