Diante da Palavra
Vinde Espírito Santo, iluminai os nossos corações para não cairmos na sonolência da nossa fé.
Interpelações da Palavra
«Acautelai-vos e Vigiai…»
Com estes verbos e o seu carácter imperativo, Jesus adverte-nos, indicando-nos o que é imprescindível para não vacilarmos na fé. «Acautelai-vos», o cristão tem a consciência de que vive no mundo sem ser do mundo, e por esta razão, deverá fazer, consciente e seriamente, escolhas a todos os níveis de vida, de modo que esta esteja de acordo com o seu ser. O verbo «vigiar» vem depois e repete-se quatro vezes nesta pequena passagem bíblica para frisar a sua carga e o seu fundamento visceralmente cristão. Portanto, não basta prevenir-se mas é preciso vigiar constantemente para não perder o já adquirido. O Vigilante deve ser sentinela da própria fé, estando atento aos sinais dos tempos para que não sucumba aos perigos que o rodeiam.
Ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa
Aqui temos a imagem de um Deus cuja abundância dos seus dons e a confiança que deposita nos seus filhos são imensuráveis. Nesta casa bela, que é o nosso mundo, Deus dá-nos a plena liberdade para correspondermos à nossa vocação à existência. Na correspondência deste chamamento, original e universal, cada um é chamado e habilitado para desempenhar uma missão concreta, de acordo com as suas capacidades, com a seu índole e estilo de vida. Qual é a minha missão na família, na Igreja e na sociedade? Qual é o grau do meu empenhamento?
Não sabeis quando virá o dono da casa:
Deus não tem tempo, pois, todos os tempos são d’Ele. Ele está sempre disponível e deseja fervorosamente vir ao nosso encontro, por isso, não durmamos, mas sejamos esperançosos e preparados em todos os momentos. No nosso dia-a-dia, muitas vezes repetimos a frase “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, pois bem, a dinâmica da nossa fé é “um aqui e agora ininterrupto” é hoje que devo acreditar, amar, eliminar do meu coração o que, porventura, poderá impedir-me de hospedar calorosamente o Messias.
Rezar a Palavra
Senhor, envia o Teu Santo Espírito para que seja a minha bússola nesta jornada que hoje inicio
para ir ao encontro da Tua segunda vinda ao mundo.
Que hoje e sempre saiba discernir, no meio das vicissitudes da minha vida,
o que é necessário para melhor preparar os Teus caminhos.
Que Maria, Tua e nossa Mãe, aquela que soube estar sempre atenta,
sendo Tua Companheira inseparável, intercede por mim,
para que em todos os momentos esteja preparada para Te abrir a porta quando bateres.
Viver a Palavra
Estarei atenta ao meu procedimento quotidiano para que possa cumprir um aspeto da Palavra de Deus de cada dia.