Como tudo começou… Decorriam os últimos anos da década de sessenta do século passado, o espaço onde hoje existe a Paróquia do Senhor do Socorro era uma zona muito pobre da cidade de Viana do Castelo, desconhecida de muitos e esquecida por alguns. Os bairros dos Cabeços e Lamoso eram um género de terra sem lei, onde a própria autoridade se recusava ir quando tinha conhecimento de desordem e desacatos… Até que apareceu um jovem padre, o “nosso” Pe. Rocha, que, imbuído de espírito evangelizador e aventureiro, foi contactando crianças, jovens e adultos, ganhando e inspirando confiança, com o objetivo de criar uma Paróquia Experimental.
Um dos seus primeiros passos foi contactar escuteiros que, vivendo nestes lugares, frequentavam o Escutismo nas Paróquias de Monserrate e de Santa Maria Maior, convidando-os a fundar o C.N.E nesta, então, já Paróquia Experimental do Senhor do Socorro. Desses convites resultou a total aderência de dois desses elementos que, meteram mãos à obra e, no dia 7 de março de 1971, o Escutismo nascia nesta jovem comunidade paroquial.
O Agrupamento 343 possui uma história duma riqueza social e comunitária incalculável, vivida na primeira pessoa por mais de um milhar de crianças, jovens e adultos que, ao longo de 49 anos, nesta comunidade, no país, e muitos no estrangeiro, deram corpo ao espirito de Baden-Powell no 343. No presente ano escutista, a “família do 343” é constituída por 72 escuteiros, dos 6 aos 68 anos. Ali é fácil fazer amigos e já lá andam os escuteiros que irão comemorar o primeiro centenário daquele agrupamento… sim porque já só faltam 51 anos… e muitos deles, pela certa, continuarão esta obra escutista, com a presença ativa naquela zona comunitária das Paróquias de Areosa e Monserrate.