Diante da Palavra
Espírito Santo peço que despertes todos os meus sentidos à Tua presença.
Interpelações da Palavra
“…os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara.”
O convite que Jesus faz a cada um, em cada dia, é para partir, para sair da nossa pequena esfera, na nossa lógica, da nossa pequenez de pensamento, da nossa curta e incompleta visão. O verbo partir tem coordenadas próprias que conduzem a poder encontrá-Lo na quotidianidade, no meio dos tachos e panelas como sabiamente Santa Teresa de Jesus ensina. Partir para não fugir de nada, mas para encontrar o Todo.
“Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram”
Uma vez que a dúvida é uma constante que nos atravessa, que bom seria, Senhor, que eu fizesse dela companheira de caminho porque uma boa pergunta alimenta muito mais que uma resposta sem consistência e superficial. Que extraordinário seria se as dúvidas alimentassem o meu diálogo Contigo e no silêncio Te escutasse e assim te expressasse o meu amor, o quanto Te amo, é certo com muita limitação! Que transformação ver-Te presente na dúvida, na interrogação, na incerteza do futuro, na indecisão, no vacilar dos meus passos! Quanto Amor não desperdiçaria!
“Ide e ensinai todas as nações, …”
Ensinar é amar. É da ordem do partir, do repartir, da doação. Só ensina quem muito ama, quem não desiste frente à frágil condição para aprender, quem tenta sem desistir face à aparente intransponível barreira da limitação intelectual e física, quem acredita na potencialidade de uma quase invisível conquista! Só ensina sem medo e em todo-o-terreno quem um dia experimentou em profundidade o poder transformador de uma pedagogia fundada no Amor, iluminada pelo Espírito Santo que vence as barreiras e cicatriza as profundas feridas de quem ensina e daquele que é ensinado gerando um só, sem diferenças.
“Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».”
À primeira vista, a ação de “estar” parece uma impotência. Porventura será a mais fecunda e ativa ação humana, difícil e complexa de aprender. Saber que estás comigo sem Te cansares, até ao fim, até ao extremo do meu limite, quando já não tenho mais forças nem alento, nem vontade, mas também quando estou exausta, vencida, mas não derrotada pelo trabalho diário. E que bom é saber-Te por perto e Contigo festejar as nossas conquistas!
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Pai Santo, consagro-te a minha mente, pensamentos, sonhos e memória. Recebe-os.
Jesus Cristo, consagro-te o meu coração sempre inquieto, o meu amor e afeto. Recebe-os.
Espírito Santo, consagro-te as minhas forças, a minha humanidade e debilidade. Recebe-as.
Querida Trindade, vem e renova-me. Sei que estás dentro de mim. Enamora-me de Ti.
Quero fazer a Tua vontade, santifica-me. Não deixes de me chamar!
Viver a Palavra
Esta semana, num qualquer momento do dia, vou saborear a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo quando os meus lábios pronunciarem a oração do Glória.