Enquadrada no propósito de apoio às comunidades na salvaguarda e conservação dos bens patrimoniais à sua guarda, contribuindo para a sua valorização, dignificação e usufruto, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI), em conjunto com a Vigararia Episcopal para Cultura e Ensino, irá promover, no próximo dia 5 de março, uma manhã de formação, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo. A ação, sem qualquer custo associado, está dirigida a todos os que têm um contacto permanente com o património artístico-cultural das igrejas e locais de culto, coordenando ou assegurando a sua manutenção.
A formação, mais que veicular conceitos, pretende apontar um conhecimento operativo a quem, de forma contínua, lida com o património, sendo abordados alguns dos aspetos primordiais para a obtenção de resultados efetivos, como sejam os principais fatores de degradação, suas causas e efeitos, tanto sobre o património edificado, quanto o património móvel e integrado.
Através de uma linguagem acessível, pretende-se, de igual modo, fornecer um conjunto de instruções básicas de diagnóstico e manutenção, recomendações práticas de fácil concretização, bem como procedimentos básicos de conservação, passíveis de serem implementados nas rotinas das Paróquias.
O programa da formação inicia-se às 9 horas com o acolhimento e palavra de D. João Lavrador. Seguir-se-á a conferência sobre Boas Práticas de Conservação Preventiva por Sandra Costa Saldanha, e duas palestras ministradas por Laura Portugal Romão com os temas Identificação e análise dos principais fatores de risco e Recomendações de diagnóstico e boas práticas de manutenção. Haverá, ainda, tempo para debate e questões dos participantes, estando o encerramento da formação marcado para as 13 horas.
As inscrições podem ser feitas online em: https://www.bensculturais.com/.