Na sua homília, o Bispo Diocesano, depois de uma reflexão sobre os textos da Missa, centrou-se no chamamento do Senhor dos quatro pescadores que fez deles pescadores de homens «vinde e segui-Me e farei vós pescadores de homens». “A palavra mais ouvida, foi a palavra amizade e amigo. Deus faz-nos felizes”, referiu, acrescentando: “A amizade é que conquista as pessoas para Cristo e para a vida e será pela amizade que conquistareis outros a viver a experiência que vós acabais de viver, em que vos enriquecestes do amor a Jesus Cristo e aos irmãos, pela forte vivência da sua palavra nestes três dias de Cursilho.”
O Cursilho decorreu no Centro Paulo VI, entre os dias 22 e 25 de janeiro, e contou com dez novos Cursilhistas, oriundos dos Arciprestados de Viana do Castelo, Caminha.
A Equipa Sacerdotal foi composta pelo Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, pároco da Meadela, que foi o Diretor Espiritual do Cursilho e o Padre Nuno Santos do Arcipreste de Viana do Castelo e pároco das Paróquias e de Perre e Outeiro. Já a Equipa Reitora foi composta pelo Arménio Marques de Araújo de Outeiro, que foi Reitor do Cursilho e coordenou uma equipa de dez Dirigentes do MCC.