Com o programa já definido, com o tema já anunciado – “Todas as minhas fontes estão em Ti- A Eucaristia fonte de vida e da nossa missão cristã”, cujo documento catequético, a preço muito acessível, está já publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia.
O programa das catequeses e celebrações foi apresentado e pode ser visto no sítio do Congresso, basta digitar congresso eucarístico internacional da Hungria e o motor de busca coloca-lhe material e informação ao alcance ou em iec2020.hu.
Foram distribuídos vários materiais de apoio como a oração preparatória, algumas publicações relacionadas com a Eucaristia e propondo-se o Secretariado Nacional do Apostolado da Oração publicar alguns esquemas de adorações e celebrações.
O delegado Diocesano está disponível no mail: centro.cristelo@sapo.pt ou pelo telemóvel 965405364, para dar informações, para se deslocar aos arciprestados, sem encargos para estes, para falar a grupos, ou em palestras de clero.
Logo que publicados, será colocada a pagela da oração do Congresso e o cartaz na Cúria Diocesana.
Foi decidido que haverá uma delegação portuguesa no limite de cem participantes, com a cota de cinco por diocese e cujas inscrições condicionais podem ser feitas por mail ou telemóvel para o DELEGADO DIOCSANO ATÉ 31/12.
Interessa que participem pessoas empenhadas, que possam ser evangelizadores, no que concerne à Eucaristia.
Como sabemos o Congresso tem uma celebração magna de abertura num estádio, aí será também a “Statio Orbis” de Encerramento.
As catequeses e conferências serão na Expo -Budapeste e as adorações em igrejas. Haverá uma igreja para as celebrações em língua portuguesa para os PALOPS.
Haverá também tempo para deslocações de interesse turístico a várias regiões inclusive à Panónia, de onde veio S. Matinho de Dume, figura que nos interessa a nós, gente do norte.
Agradecemos aos leitores do Notícias de Viana, que estejam interessados na deslocação ao Congresso que façam a sua inscrição sem compromisso, porque para já condicional, até atingir a cota de participantes para a nossa diocese-cinco pessoas.
Por experiência pessoal, afirmo, é bem proveitoso também a sacerdotes.