Considerado “o maior evento de escuteiros do mundo”, o World Scout Jamboree reúne 45 mil escuteiros de 150 países. Os participantes portugueses pertencem ao Corpo Nacional de Escutas, ligado à Igreja Católica, e à Associação de Escoteiros de Portugal. Durante os 12 dias, os participantes vão “acampar num doas maiores centros escutistas mundiais – o “Summit Bechtel Reserve” -, uma das quatro reservas pertencentes ao Concelho Nacional dos “Boy Scouts of America”.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CNE destaca que o contingente de Portugal vai, “pela primeira vez, ter um restaurante” onde, todos os dias, “uma equipa de voluntários vai cozinhar pratos típicos”. “Desbloquear um novo mundo” é o tema deste ano do World Scout Jamboree, que se realiza de quatro em quatro anos e convida os jovens “a desbloquear novas aventuras, culturas e amizades”, dando-lhes a oportunidade de “explorar novos horizontes e de se desenvolverem física e intelectualmente”.
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, foi fundado em 27 de maio de 1923, e é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil Escuteiros, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país.