A sessão de abertura da Escola iniciou-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Armando Dias, tendo como concelebrantes Mons. Manuel Vilar, diretor da Escola do MCC e o Pe. Torres Lima, Assistente Espiritual do MCC.
Na homilia, o Pe. Armando Dias apresentou-nos São Lucas, começando por referir que estamos já viver a onda sinodal e que, com São Lucas, compreendemos melhor o Sínodo, cujo significado é caminhar juntos. O Pe. Armando Dias, ainda que sucintamente, deixou-nos uma imagem clara do Evangelista, refletindo nas várias dimensões do seu Evangelho, tendo referido que D. Anacleto Oliveira, na sua Carta Pastoral “Somos Igreja que Evangeliza”, reflete profundamente sobre São Lucas e que, de entre os quatro Evangelhos, o de São Lucas é considerado o mais missionário.
Finda a Eucaristia, começou por usar da palavra a presidente do MCC, Conceição Ponte, para agradecer a presença de todos, referindo que, em tempo de recomeço das atividades presenciais e considerando que ainda existem muitos receios, não deixa de ser gratificante a presença de cerca de setenta cursilhistas na abertura das atividades do MCC, Ano Pastoral 2021/2022. Informou que, este ano, teremos apenas uma sessão de escola por mês, dado que como, atrás referiu, ainda existem naturais receios.
Seguiu-se a apresentação do Calendário da Escola pelo Pe. Torres Lima, que começou por explicar a razão do tema geral da Escola, que disse, deriva da 3ª parte da Carta Pastoral de D. Anacleto: “Com (o) Jesus, Maria e José – Levanta-te e vai… – Em missão na família e na sociedade.”
Apresentou cada um dos temas da Escola e seus palestrantes, cujas sessões terão início a 15 de novembro próximo e terão a sua sessão de avaliação a 06 de junho de 2022. Lembrou a riqueza dos temas que devem ser aproveitados como formação na fé e, a concluir, referiu ser este um Movimento de Evangelização, e esta escola um meio para o cumprimento da missão evangelizadora do MCC, uma escola aberta a todos os cristãos da Diocese, pelo que todos podem frequentá-la.
A terminar, a presidente do MCC, Conceição Ponte, incentivou todos os presentes a mobilizar os outros para que venham e façamos jus às palavras bíblicas “Não podemos calar o que vimos e ouvimos”; temos que ser transmissores da Palavra de Deus pelo nosso testemunho de vida – vamos reativar os nossos Centros de Ultreia que ainda não funcionam.
A presidente informou que o Dia de Espiritualidade programado para o dia 28 de novembro (1º Domingo do Advento), passa ao dia 5 dezembro (2º. Domingo do Advento) devido à entrada solene na Diocese do novo Bispo, D. João Evangelista Lavrador, que tem lugar nesse dia 28 de novembro, e terminou com o agradecimento ao Pe. Armando Dias pela sua disponibilidade em vir à escola falar de São Lucas e presidir à Eucaristia.
Recorde-se que o Dia de Espiritualidade tem lugar no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI, com início às 09h30 e fim pelas 16h00 com a celebração da Eucaristia e aberto a toda a Diocese.