A ambulância tem um custo de 65 mil euros e, segundo o vice-presidente, Luciano Moure “ainda faltam cerca de 36 mil euros”. “A Câmara Municipal de Viana do Castelo reforçou o contributo com mais 15 mil euros”, adiantou, apelando: “Se todos dessem um euro era mais que ótimo, mas se não o conseguirem, pelo menos que se tornem sócios dos Bombeiros Voluntários porque têm uma série de benefícios, nomeadamente, descontos em algumas empresas da cidade.”
A cooperação adquiriu ainda uma viatura para o transporte de doentes VDTD, que foi paga na totalidade pela autarquia. “Este equipamento chama-se LifePack e custa aproximadamente 4500 euros, em segunda mão”, explicou o vice-presidente, assegurando que “nunca” tiveram problemas com material em segunda mão.
Hugo Viana é bombeiro voluntário e foi quem iniciou a campanha com a venda de CD’s e, mais recentemente, com o extintor mealheiro. “Não vou parar até conseguir juntar o montante para pagar a ambulância e para adquirir o novo equipamento. É por uma boa causa”, ressaltou, apelando “à solidariedade de todos”.
Os bombeiros pretendem ainda promover outras iniciativas para ajudar na angariação de fundos, mas estão “pendentes” devido à situação pandémica.