Estando agendada para o próximo dia 26 de setembro, o Secretariado Diocesano da Catequese (SDC) resolveu recorrer às novas formas de comunicar à distância e promover a II ADC com sede em Arcos de Valdevez, como previsto, subordinada ao tema “Novos Rumos para a Catequese”, mas por via digital, repartindo-a por três noites, uma sessão de trabalho, presencial e restrita, e uma celebração na tarde de Domingo.
Assim, na senda do novo Diretório para a Catequese e da Carta Pastoral dos Bispos portugueses “Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo”, na 5ª feira, dia 23, às 21:00, a Ir. Isabel Martins (membro da equipa que está a preparar o novo itinerário para a Catequese, além de outras responsabilidades e experiência na área) mostrar-nos-á quão importantes e centrais são o papel e a função da família no plano para a Catequese que a Conferência Episcopal Portuguesa irá propor dentro de pouco tempo. Na 6ª feira, dia 24, também às 21:00, o Pe. Manuel Queirós (Diretor do SDC de Vila Real e catequeta, membro da mesma equipa) detalhará os contornos e os caminhos que estão a ser delineados para a Catequese Com Adolescentes, a adotar na sequência do Projeto Say Yes. No sábado, dia 25, ainda às 21:00, o Pe. Paulo Alves (membro do SDC de Viana do Castelo e estudioso neste domínio, que acumula com outras responsabilidades), partilhará o pensamento dos nossos Bispos e os objetivos que pretendem alcançar com as orientações que têm vindo a dar à equipa nacional que está a desenvolver o novo modelo para a Catequese. Para Domingo, dia 26, às 15:00, o SDC está a preparar um encontro presencial com as Equipas Arciprestais de Catequistas e as Equipas Arciprestais de Formadores para trabalhar temas especialmente associados à formação de catequistas.
A culminar a II ADC, será concelebrada Eucaristia às 17:00, na igreja matriz de Arcos de Valdevez, também transmitida por via digital. No sentido de alargar a participação a todos os Párocos e agentes da catequese paroquial, e de modo a viver esta Eucaristia em comunhão diocesana, o SDC convidou os Párocos a reunir (observando todos cuidados sanitários) catequistas e animadores de pais e de adolescentes de modo a poder participar – em Assembleia Diocesana – nesta concelebração, em união espiritual com os demais Párocos, catequistas e animadores, vencendo a distância física e congregando imaterialmente todos os que asseguram a catequese na Diocese de Viana do Castelo.