No primeiro momento de formação, o Pe. Bruno Barbosa deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo o serviço “dedicado e generoso” de cada elemento dos grupos corais, concretamente na preparação e solenização das celebrações litúrgicas. Referiu ainda que, embora com poucos meios humanos e pouca técnica, em cada Paróquia procura-se fazer o melhor para dignificar e embelezar a liturgia.
De seguida, e de forma sucinta, apresentou o Cantoral Nacional aprovado pela Conferência Episcopal, que contém uma seleção de alguns cânticos adequados às celebrações litúrgicas, bem como alguns critérios fundamentais na escolha dos cânticos para cada celebração.
Por fim, foram apresentados alguns cânticos para o tempo de Advento e de Natal, com sugestões musicais para cada Domingo. Os coralistas tiveram a oportunidade de ouvir a interpretação de cada cântico, bem como de algumas sugestões para os organistas, pelo Gil Sá. Além disso, a Equipa Arciprestal disponibilizou a seleção de cânticos do Advento, incluindo os acordes para os organistas que deles necessitem, trabalho elaborado pelo membro desta equipa Rúben Fernandes.