A melhoria das condições de vida dos grupos socialmente mais vulneráveis (crianças e jovens, pessoas com deficiência, idosos, famílias com necessidades especiais), a promoção do emprego e empreendedorismo, os apoios à habitação, as atividades de promoção do envelhecimento ativo, o acompanhamento prestado às pessoas com problemas ligados ao álcool, são algumas das áreas de atuação constantes deste Plano de Atividade para o ano de 2020.
Nesta reunião foram abordadas diversas iniciativas de promoção do bem-estar da população, nomeadamente ao nível da Ação Social escolar e da promoção do sucesso escolar. São ainda preocupações do CLAS de Arcos de Valdevez, a requalificação e expansão da rede de respostas sociais a crianças com deficiência, a idosos, e os serviços de apoio à demência e aos cuidadores informais. Para além disso, estão a ser desenvolvidas atividades de capacitação para uma intervenção mais concentrada ao nível da promoção da Igualdade e Não Discriminação, com a elaboração do Plano Municipal nesse domínio, e ao nível da habitação, com a elaboração da Estratégia Municipal para a Habitação.
Este CLAS aprovou ainda as normas de funcionamento do Comité Municipal para o Voluntariado, órgão que virá a tratar das questões relacionadas com a gestão, articulação e promoção do voluntariado no concelho de Arcos de Valdevez, a que se associa a criação de um banco local de voluntariado.