Dando início aos trabalhos, D. António lembrou a génese da necessidade de criar uma nova metodologia para a catequese nacional, na sequência da Carta Pastoral dos Bispos portugueses “Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo”, do que vinha já a ser feito no âmbito da Catequese Familiar, da Catequese com Adolescentes, da preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e das orientações deixadas pelo novo Diretório para a Catequese. Recordou que a Conferência Episcopal Portuguesa já aprovou as linhas gerais e os eixos centrais deste novo “itinerário de iniciação à vida cristã” dirigido a famílias, crianças e adolescentes, e que estamos na fase de desenvolvimento da sua estrutura, em termos de tempos, etapas, percursos, conteúdos e métodos.
Foi com o objetivo de aprofundar e acrescentar valor ao documento que a equipa nacional de catequetas já elaborou, que este encontro foi convocado, de modo a – respeitando escrupulosamente as orientações das autoridades sanitárias – otimizar os trabalhos de grupos para discernir sobre temas específicos, apesar da participação de algumas pessoas por via digital. O documento final será levado à apreciação da Conferência Episcopal a breve trecho, prevendo-se a sua aprovação final em novembro deste ano.
Do Secretariado Diocesano da Catequese de Viana do Castelo participaram dois membros, para além do seu diretor, Pe. Vasco Gonçalves, que integra a equipa de catequistas responsável pelos trabalhos em curso.